FAQs

Questões frequentes

O que é o NAVIA

Com o NAVIA, posso implementar uma sala de comando com recolha de informação em tempo real sobre o meu processo, infraestrutura ou território?

Sim. O dashboard é totalmente configurável pela organização de acordo com o seu modelo de gestão e organização operacional e, uma vez alterado fica de imediato disponível para toda a equipa, em qualquer local e em qualquer dispositivo móvel.

Posso eliminar o papel e a informação dispersa em Excel com o NAVIA e ainda assim possuir toda a informação que é produzida diariamente de forma organizada?

Claramente. Independentemente da origem dos dados, o NAVIA permite por um lado, a integração de informação a partir de vários programas, e por outro, permite a substituição das várias fontes de informação que a entidade detém para registo, controlo e análise operacional da organização (seja em formato físico ou digital) pela solução NAVIA. É uma solução “paperless” e agregadora.

Quem pode aceder e introduzir informação no NAVIA?

O NAVIA foi projetado e desenvolvido seguindo uma lógica “bottom up”, ou de baixo para cima. Assim, está prevista a colaboração de todos os elementos da equipa, podendo estes aceder, consultar, colaborar e partilhar informação, de forma controlada e monitorizada, através de uma plataforma amigável e fácil de usar.

Dentro da minha organização, quem pode tirar mais partido da utilização do NAVIA?

Seguindo a mesma lógica de trabalho colaborativo, o NAVIA pretende ser uma ferramenta de trabalho que dê resposta: tanto às necessidades dos operacionais no terreno, como aos seus superiores diretos em termos de planeamento de trabalho e validação; e ainda a um nível de gestão acima, sendo uma ferramenta importante no apoio à decisão, uma vez que toda a informação se encontra centralizada numa única plataforma com dashboards e indicadores, construídos e alimentados em tempo real.

O NAVIA permite a gestão da operação, manutenção, controlo de qualidade, cadastro e risco?

Sim. O NAVIA permite-lhe reunir numa única plataforma todas as tarefas necessárias para a gestão da sua infraestrutura, processo ou território. Sejam elas ao nível do pessoal e locais, dos trabalhos de origem preventiva ou corretiva, dos materiais e equipamentos, de controlo e indicadores. Todas as tarefas associadas à gestão operacional podem ser atribuídas, planeadas, executadas e monitorizadas no NAVIA. 

Sou responsável pela gestão de perdas de água numa entidade gestora. O NAVIA pode ajudar-me a reduzir perdas?

O NAVIA possui funcionalidades específicas de apoio à monitorização das redes de abastecimento de água, com vista à mitigação de perdas. Para além disso, a abordagem prática e baseada em conhecimento operacional do NAVIA, aliada às funcionalidades anteriormente referidas, disponibilizam, numa única plataforma e num único interface, todas as ferramentas que uma entidade gestora necessita para a mitigação efetiva de perdas.

Ganhos e vantagens

Quais são os ganhos, nomeadamente de cariz financeiro, que o NAVIA pode trazer à minha empresa?

Os proveitos passíveis de obter pela utilização do NAVIA podem ser de várias ordens, e os seus 20 anos de implementação no mercado permitem enumerar algumas. Eis alguns exemplos:

  • Otimização e redução de deslocações
  • Eliminação do consumo de papel
  • Redução dos custos com pessoal (eliminação de vários tipos de tarefas administrativas, otimização dos turnos, eliminação do retrabalho, entre outros) 
  • Otimização energética e do consumo de recursos (como por exemplo de reagentes)
  • Gestão e otimização de contratos de outsourcing
  • Diminuição drástica no tempo consumido na certificação e auditoria de processos de gestão pela qualidade, ambientais e de segurança.

Quais são os ganhos qualitativos que o NAVIA acrescenta à minha atividade?

O NAVIA introduz ganhos qualitativos significativos na gestão operacional de uma organização, fundamentalmente pelo elevado nível de produção e disponibilização de conhecimento que a mesma passa a deter com a implementação do NAVIA. 

No final de um dia de trabalho as antigas pilhas de dados (em papel ou ficheiros digitais dispersos) são substituídas por informação integrada, fiável e acessível a todos os que estão ligados ao NAVIA, a qualquer hora do dia. A informação é disponibilizada em tempo útil e com identificação dos intervenientes, pelo que a gestão preventiva e a responsabilização transformam-se numa realidade aceite e valorizada pelas equipas.

A gestão fundamentada, a decisão esclarecida e a perceção de tendências de evolução, tornam-se possíveis e seguras através de uma base consolidada de conhecimento e com ferramentas que o processem e o tornem acessível. Esta gestão e a partilha de conhecimento é aliás, uma das mais inatas naturezas do NAVIA.

Se a minha empresa começar a utilizar o NAVIA, quais são os outros softwares que podem ser dispensados?

O NAVIA é pela sua natureza um agregador de dados e de conhecimento. Tipicamente integra-se com sistemas de telegestão (SCADA), de Laboratório (LIMS), geográficos e de cadastro (SIG), financeiros (ERP) e comerciais (CRM). Assim, não pretende substituir estes software mas sim funcionar como um agregador de informação, possibilitando um acesso centralizado a diferentes fontes de informação, que possibilitem a criação de dashboards e indicadores de apoio à gestão.

Fundamentalmente, o NAVIA elimina e automatiza o processamento que é realizado normalmente em folhas de cálculo e em papel.

Concretamente, qual é o payback do investimento de aquisição do NAVIA?

Depende do nível de utilização e implementação que cada organização faz do NAVIA. Temos conhecimento de organizações que amortizaram o seu investimento em menos de um ano, outras que o fizeram até dois anos.

Se comprar o NAVIA, vou precisar de alguém dedicado em exclusivo à gestão do software, dos dados e das rotinas?

Não, antes pelo contrário. A aquisição e colocação em funcionamento pleno do NAVIA permitirá libertar força de trabalho para o desempenho de outras tarefas relevantes. A poupança de tempo em tarefas de backoffice e processamento de dados é bastante significativa.

Questões comerciais

Que tipo de empresas e infraestruturas podem utilizar o NAVIA?

O NAVIA pode ser utilizado por qualquer tipo de organização desde que envolva pessoas e operações. Conforme descrito anteriormente o NAVIA é uma solução configurável pela própria organização, desenhada para agregar a informação da sua atividade operacional e transformá-la em conhecimento efetivo, passível de ser gerido pelas equipas a qualquer hora do dia e em qualquer local, pelo que qualquer tipo de processo, infraestrutura ou organização pode implementá-lo. Para conhecer algumas das organizações que implementaram o NAVIA, visite também os testemunhos dos nossos clientes.

  • Otimização e redução de deslocações
  • Eliminação do consumo de papel
  • Redução dos custos com pessoal (eliminação de vários tipos de tarefas administrativas, otimização dos turnos, eliminação do retrabalho, para citar alguns exemplos) 
  • Otimização energética e do consumo de recursos (como por exemplo de reagentes)
  • Gestão e otimização de contratos de outsourcing
  • Diminuição drástica no tempo consumido na certificação e auditoria de processos de gestão pela qualidade, ambientais e de segurança.

Poderá a minha empresa ser demasiado pequena para implementar o NAVIA?

Não. O NAVIA é um software de gestão operacional apto para qualquer infraestrutura, processo ou território, uma vez que é totalmente parametrizável à realidade concreta - geográfica, demográfica, processual e de equipamentos - da organização. Os exemplos de implementação do NAVIA vão desde operações com uma enorme dispersão geográfica e com centenas de utilizadores ligados ao software, até pequenos processos produtivos. Por isso afirmamos que nenhuma operação é demasiado grande ou pequena para o NAVIA, pois no fundo é a organização que o molda à sua dimensão.

Qual é o modelo de licenciamento segundo o qual posso comprar o NAVIA?

O NAVIA possui diferentes modalidades de licenciamento passíveis de serem ajustadas às necessidades e/ou limitações de investimento da organização. Para que possamos melhor responder à questão, contacte-nos.

O NAVIA tem módulos opcionais? Porquê? Qual é o custo?

Sim. O NAVIA possui módulos opcionais que podem ser adicionados à solução base de forma que a organização possa ajustar a sua escolha à sua realidade, dimensão e investimento. A existência destas opções justifica-se pelos diferentes tipos e dimensões de organizações, assim como para permitir que a decisão de investimento e implementação seja faseada e ajustada à agenda e capacidade da organização.

O custo é moderado e, como toda a política comercial de licenciamento, escalável em função da dimensão da entidade. Eles são:

  • App da cidadania participativa
  • Plano analítico e de controlo da qualidade
  • Gestão de reagentes
  • Gestão de resíduos
  • Integração com SCADAS
  • Integração com SIG
  • Integração com CRM
  • Integração com ERP
  • Integração com LIMS
  • Gestão de perdas reais de água
  • Segurança ativa dos operadores

O custo de cada módulo é moderado e naturalmente variável. Para mais informações contacte-nos.

Se o sistema é escalável e modular, posso começar por comprar um pacote de software básico e fazer um upgrade de funcionalidades e licenças à posterior?

Correto. A qualquer momento é possível ativar novos módulos e/ou licenças de utilização. Desta forma, na implementação inicial pode ser construída uma espinha dorsal ao arranque e à obtenção de dados mais fiáveis e organizados, o que permitirá depois ao software chegar a outras áreas através de funcionalidades adicionais ou até mesmo pelo alargamento a diferentes departamentos dentro da empresa.

Quanto custa o NAVIA? É demasiado caro para a minha empresa?

O custo de licenciamento do NAVIA tem uma ponderação em função da dimensão da infraestrutura que, por sua vez, é baseada em duas componentes: o custo da licença da aplicação servidora (em função da dimensão do sistema a gerir) e o número de utilizadores em concorrência e o número de aplicações de mobilidade. O custo é, pois, escalável e adequado à dimensão da entidade e desta forma aos seus recursos.

A aquisição do NAVIA pressupõe apoio na implementação e/ou formação? Qual é o custo?

A aquisição do NAVIA, em qualquer modalidade de licenciamento, considera sempre um programa de formação e de apoio à implementação. O custo deste programa é definido em sintonia com a entidade utilizadora, em função dos requisitos e disponibilidades da organização.

Existem outros custos não referenciados?

Uma proposta de fornecimento e implementação NAVIA considera sempre todos os custos de software, licenciamento, formação e suporte. De acordo com o modelo de aquisição, será necessário disponibilizar um servidor, que pode ser físico ou virtualizado.

Implementação e formação

Como é que se implementa o NAVIA? É complicado?

Com a experiência retirada da implementação do NAVIA em dezenas de empresas de diferentes setores e em diferentes mercados, está perfeitamente definido, estruturado e documentado um programa de formação que corre em paralelo com um programa de implementação. Só é necessário que a equipa utilizadora tenha um grau mínimo de dedicação e envolvimento para que a implementação do NAVIA seja rápida e descomplicada.

Quanto tempo é que demora a implementação do NAVIA?

O NAVIA fica disponível no momento seguinte à sua decisão de aquisição. 

O tempo de implementação será condicionado pela disponibilidade da equipa utilizadora, sendo normalmente rápido. A equipa NAVIA elabora um cronograma detalhado para a implementação, que é discutido e validado com o cliente.

Qual é a participação da minha empresa na implementação do NAVIA?

A equipa envolvida na utilização do NAVIA tem um papel central na sua implementação. A natureza customizável do NAVIA assenta na flexibilidade do utilizador poder ajustá-lo à sua realidade, definindo as parametrizações, as rotinas e os outputs de dados pretendidos - por equipa e indivíduo -, pelo que ainda que a solução NAVIA seja fornecida com parametrizações standard, a organização fica completamente autónoma para estruturar o NAVIA às suas necessidades. Tudo isto com a ajuda do programa de formação e apoio à implementação.

A minha empresa fica dependente do fornecedor do software?

Definitivamente não! O NAVIA é totalmente configurado pelos seus utilizadores, de forma amigável, fácil de usar e sem programação. É uma solução descomplicada, que rapidamente se tornará na plataforma colaborativa de toda a sua equipa, a qual pode evoluir dentro do NAVIA com total liberdade.

Quem é que me ajuda no processo de implementação e quem é que dá a formação?

A equipa envolvida na utilização do NAVIA terá todo o apoio da equipa de formação e suporte NAVIA. Será definido conjuntamente um plano de formação e apoio à implementação, findo o qual os utilizadores deverão estar autónomos na parametrização e utilização do software.

Durante esta fase de formação e implementação é ainda disponibilizado um helpdesk, através de uma linha telefónica e e-mail, e no final existe ainda a possibilidade de estabelecimento de um programa de suporte e manutenção, pelo período de tempo que a entidade considere necessário.

Realçamos ainda que a equipa de suporte e formação NAVIA é altamente experiente, conhecedora da atividade de gestão operacional de diferentes tipos de infraestruturas e que, fundamentalmente, tem uma grande proximidade com as necessidades das equipas no terreno.

A minha organização não tem tempo nem recursos para implementar o NAVIA. Posso contratar apoio nesse sentido?

 Para além da formação inicial com vista à transferência de conhecimento relacionado com o software, a equipa NAVIA é altamente conhecedora da atividade de gestão operacional de diferentes tipos de infraestruturas, dada a larga experiência da mesma na implementação de projetos. A parametrização pode ser feita maioritariamente pela equipa NAVIA, caso a sua organização assim pretenda, de forma concertada, numa lógica de consultoria especializada. A entidade poderá definir um gestor de contrato que coordenará os trabalhos em conjunto com a equipa NAVIA, garantindo que são cumpridos os guidelines da organização.

Os operadores com menos apetências para as novas tecnologias terão dificuldade em trabalhar com o NAVIA?

 Não. Do historial de mais de 15 anos de implementação do NAVIA, podemos afirmar que todos os indivíduos recebem e adaptam-se muito facilmente ao ambiente NAVIA, incluindo elementos aparentemente menos qualificados. Acreditamos que um dos motivos está relacionado com o ganho imediato percebido aquando da sua implementação, nomeadamente na simplificação no seu dia a dia. Por outro lado, a usabilidade da solução de mobilidade do NAVIA, por via de smartphone ou tablet, é demonstrada pela comparação com o envio de uma simples SMS. De igual modo o caráter colaborativo subjacente à utilização do NAVIA transmite a perceção real de envolvimento: todos estão incluídos e que todos têm a sua importância na organização.

Questões técnicas

A aquisição do NAVIA implica a aquisição de mais algum software?

Não. A licença NAVIA inclui tudo o que é necessário para o seu correto funcionamento, nomeadamente o sistema operativo, base de dados e servidor WEB.

Qual é o hardware que preciso de ter para colocar o NAVIA em funcionamento?

Se adquirir o NAVIA server tem que ter um servidor (pode ser virtualizado) para o alojar e executar. Este servidor tem requisitos básicos. Se optar pela versão em SaaS, não necessita de servidor, pois o alojamento é assegurado por nós. Para cada equipa operacional que trabalhe com a mobilidade do NAVIA, é necessário um vulgar tablet Android.

Como funciona a mobilidade no NAVIA?

O NAVIA permite-lhe total mobilidade das equipas no terreno sem necessidade de equipamentos ou softwares especiais. A partir de um computador, tablet ou smartphone que possua acesso por comunicações (intranet, internet, acesso remoto do tipo VPN ou outro) é possível aceder ao NAVIA.

E em comunicações, o que é que tenho que ter e quanto me vai custar?

Para a utilização em web browser (em computador), tem que ter obrigatoriamente uma rede Ethernet interna com acesso à internet. Os utilizadores em mobilidade necessitam de ter Wi-Fi e/ou GSM/3G. Este último caso apenas é obrigatório se pretender que as equipas operacionais estejam permanentemente online. Quanto a custos: o Wi-Fi na intranet não tem custos; o GSM/3G tem custos muito moderados e que têm estado permanentemente a diminuir.

Integração com outros softwares

Quais os softwares compatíveis com o NAVIA?

De modo geral o NAVIA realiza uma integração funcional e de dados com qualquer sistema SIG e com qualquer sistema SCADA (telegestão). A integração com sistemas LIMS, ERP e CRM é totalmente viável mas carece de análise uma vez que não é uma situação standard.

Para além destes sistemas o NAVIA pode integrar-se com qualquer outro tipo de software que tenha como sustentação uma base de dados. Estas situações terão que ser avaliadas.

Quem é que implementa a integração com outros softwares e o que é preciso para ser realizada?

A integração com outros softwares tem dois tempos. O primeiro é técnico e será desenvolvido pela equipa NAVIA. O segundo depende da sua parametrização e atualização sendo por isso realizado pela equipa utilizadora, não requerendo qualquer programação nem nenhum tipo de conhecimento técnico.

A integração com outros softwares é um processo caro e complexo?

As integrações standard com SCADA e SIG são rápidas e baratas. As integrações com ERP, CRM e LIMS dependem do nível de funcionalidade pretendido.

O que é que eu ganho em integrar o NAVIA com os outros softwares?

O NAVIA é por excelência um agregador de dados, do tipo middleware, que consegue reunir numa única base de dados toda a informação e conhecimento associados a uma infraestrutura, processo ou território e disponibilizá-los num dashboard poderoso e flexível. Este desiderato apenas é plenamente alcançado com uma integração de dados provenientes de todas as fontes disponíveis na empresa.

Suporte e Assistência técnica

Após a implementação do NAVIA quem me ajuda?

A equipa NAVIA estará sempre à sua disposição. Estamos permanentemente a melhorar o NAVIA e a desenvolver novas funcionalidades. Através de um expedito e acessível contrato de manutenção pode ter todo o suporte e todas as novas versões do NAVIA.

Como é que eu comunico com o suporte do NAVIA? Em que línguas e canais?

O helpdesk está disponível entre as 9:00 e as 18:00 (hora de Portugal), em todos os dias úteis, em inglês, espanhol e português. Os canais de comunicação disponíveis são o telefone e o email. Em determinadas situações o suporte pode ser presencial.

Quais são os problemas técnicos mais frequentes no NAVIA?

Com mais de 15 anos de desenvolvimento e de utilização por centenas de utilizadores, o NAVIA atingiu um elevadíssimo nível de desempenho e de robustez. A sua fiabilidade e disponibilidade são da ordem dos 99,99%. 

A única vulnerabilidade do NAVIA prende-se com a sua dependência de uma Ethernet fiável e rápida, fatores que atualmente estão bem resolvidos na maioria das empresas e locais.

Que garantias tenho quanto ao apoio e suporte por parte da equipa NAVIA?

Durante a implementação do NAVIA, a equipa de suporte encontra-se disponível em permanência, dentro dos moldes contratuais estabelecidos. Em fase pós-implementação, poderá ser estabelecido um contrato de manutenção evolutiva, que para além de conferir acesso a novas versões e melhorias de software, garante helpdesk via e-mail e/ou telefone, com resposta em tempo útil. 

Que garantias tenho quanto à preservação dos meus dados?

O NAVIA implementa um sistema de backup automático, periódico e monitorizado. Caso falhe, o administrador é avisado. Contratualmente é possível também garantir o serviço de backup de dados.

Descubra como o NAVIA o pode ajudar a gerir o seu sistema

Contacte um dos nossos especialistas para saber mais sobre o Navia, receber uma proposta ou agendar uma visita