Agile operations
software

Faça um tour pela solução de
software que vai revolucionar
a gestão da sua organização
ou infraestrutura.

Navia é um software de gestão operacional que lhe permite, literalmente, gerir toda a atividade da sua organização através de uma única plataforma, tornando a gestão diária da sua atividade num processo simples, fiável e eficiente. A sua implementação e utilização é fácil, rápida e acessível. Pode resumir-se em 3 passos essenciais:

1 Parametrização

Defina de forma autónoma e amigável a dimensão e o número de operações da sua infraestrutura, processo ou território. Especifique equipamentos, locais, equipas, tarefas, turnos, recursos e materiais numa solução totalmente configurável e customizável.

Infraestruturas - Defina a sua organização.
Discrimine as estruturas físicas da sua organização. Introduza os equipamentos, os locais, as infraestruturas, os laboratórios, a maquinaria, etc. Especifique posteriormente as tipologias de relatórios para cada equipamento, descriminando por exemplo funcionalidades, parâmetros, registos, etc. O processo é simples e intuitivo e a qualquer momento é possível acrescentar, modificar ou remover estruturas. Quando na presença de um sistema SIG o carregamento da informação pode ser automático.

Definição de tarefas - Defina procedimentos e atividades.
De seguida, defina as tipologias de cargos da sua organização assim como as tarefas a atribuir a cada um dos cargos definidos. Todas as tarefas, sejam elas operacionais, de manutenção, de controlo de qualidade, de segurança ou de gestão do risco, ou quaiquer outras, podem ser preventivas corretivas, ou de inspeção/fiscalização. Em cada uma será especificado em detalhe todas as atividades, todos osregistos e todas as verificações que cada colaborador deverá executar. Tal como acontece nas infraestruturas, a parametrização de tarefas é evolutiva, permitindo alterações em qualquer altura.

Planeamento - Autonomize tarefas.
Defina para cada tarefa ou equipa um calendário de execução. Associe locais, prazos, e as rotinas que cada colaborador/departamento deve cumprir na execução das suas diferentes tarefas. Cruze atividades, crie interdependências e estabeleça prazos de execução. Defina a ordem e as prioridades para cada atividade e pré-agende atividades contínuas por dia, semana, mês, trimestre, etc. Otimize custos e tempos gerindo as rotas que a sua equipa deve fazer e agrupando diferentes tipos de tarefas numa mesma deslocação.

2 Execução

Uma base de trabalho partilhada.
A atribuição das tarefas é realizada automaticamente pelo Navia, que gera para cada equipa/colaborador a sua agenda do respetivo turno.

Agenda
Esta agenda é criada de acordo com a parametrização definida que, por cada equipamento e cargo, criou uma base de registo específica. No caso dos equipamentos, esse registo fornece automaticamente vários indicadores sobre o funcionamento do próprio equipamento. No caso das equipas, o registo descrimina as tarefas, atividades e dados que cada funcionário deverá realizar ao longo do tempo. Nesta fase de implementação aquilo que o Navia faz é transformar esses registos em suportes ativos de trabalho, individualizadas por cargo, equipa ou colaborador.

Tarefas Diárias
Ao realizar o respetivo login e mediante as suas permissões, cada colaborador irá aceder no seu terminal (um simples tablet ou smartphone que pode correr online ou offline) às tarefas diárias, semanais e mensais que terá de executar. Na sua base individualizada de trabalho, terá ainda campos pré-definidos onde poderá inserir dados, leituras, notas e fotografias sobre as tarefas desenvolvidas. Todas as atividades são georreferenciadas e todos os dados são imediatamente disponibilizados na plataforma, que disponibiliza no imediato a informação recolhida e atualiza o nível de execução da operação.

Alertas
A base de trabalho disponibilizada para as equipas no terreno é de uso intuitivo e totalmente amigável. Em caso de registos erróneos, o software alerta para o erro ou em caso de persistência desencadeia um alarme para uma potencial ocorrência.

3 Avaliação e Gestão

A sala de comando da sua operação. Com os dados adquiridos, quer através dos equipamentos, quer através das inserções efetuadas pelas equipas nas sua bases de trabalho, o software processa toda a informação recolhida, fornecendo um completo dashboard de indicadores que podem ser pré-definidos pela própria entidade mediante as suas necessidades e objetivos.

Monitorização
Para além de reunir e processar toda a informação em indicadores passíveis de serem analisados, o Navia permite ainda a monitorização e o acompanhamento, em tempo real, da execução das suas tarefas.

Controlo da Qualidade
As empresas que o adotam passam a realizar a gestão de todas as atividades relativas às suas infraestruturas numa única ferramenta. Ou seja, a gestão e o controlo da operação, da manutenção, do controlo da qualidade, de todos os recursos, do risco, da energia, passa a ser feita numa única plataforma, configurada com toda a liberdade à sua medida e extremamente fácil de usar e de implementar.

Os ganhos, são evidentes e significativos

Otimização de toda a atividade, por ex numa única tarefa serem realizadas tarefas de operação, manutenção, controlo de qualidade

Redução efetiva de custos de deslocações, de gestão e eliminação de "retrabalho"

Muito mais que gestão de ativos, um efetivo e fiável conhecimento do seu estado de conservação e operação

A responsabilização da atividade realizada

Uma efetiva gestão e disponibilização de conhecimento, que apoia e suporta a gestão quotidiana e a decisão estratégica