Notícias e Media

Na Catalunha há um município que se destaca na gestão operacional.

Desde o inicio de  2017 que o software NAVIA está a ser utilizado na operação e na manutenção dos sistemas públicos de abastecimento e saneamento do município de Manresa, realizando a monitorização em tempo real do desempenho dos equipamentos, o desenvolvimento das tarefas no terreno e o nível de utilização dos recursos.

Ao integrar toda a operação numa única plataforma de gestão, a empresa municipal Aigües de Manresa, pretende aumentar os níveis de eficiência do processo, otimizando os custos operacionais e eliminando as redundâncias e sub-rendimentos existentes.  A monitorização e a análise sistemática de toda a operação permitirá a prevenção e a antecipação de eventuais ocorrências, sobretudo ao nível da manutenção da rede de distribuição de água e de recolha de águas residuais, o que resultará na diminuição de perdas de água e de gastos em tratamento desnecessários, um dos principais problemas de estruturas deste tipo de dimensão e dispersão.

Ver artigo ambiente magazine

Plataforma Tecnológica para o Ciclo Urbano da Água

Na Águas do Porto E.M., a inovação é uma prioridade. No contexto da implementação de uma Plataforma Tecnológica integrada, o NAVIA potenciará a eficiência e economia assim como índices de qualidade mais elevados e maior fiabilidade e resiliência.

A Plataforma Tecnológica para o Ciclo Urbano da Água consiste num sistema de monitorização e controlo de todas as etapas do ciclo urbano da água no Município do Porto (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais, drenagem de águas pluviais, ribeiras e praias), com informação remota e em tempo real.

Toda a informação será recolhida e sistematizada de forma a antecipar episódios de poluição e inundação através de modelação numérica e implementado um sistema de controlo remoto e informação ao público.

Faz sentido para as localidades de pequena dimensão apostar em softwares de gestão de cidades?

À semelhança de grande parte das localidades do interior do país, o Município de Sátão é afetado por uma demografia envelhecida, agravada pela dificuldade de fixar novos residentes na região.Para combater a adversidade, o Município iniciou um plano de ação que visava implementar um conjunto de melhorias que beneficiassem diretamente os índices de qualidade de vida da região e simultaneamente dinamizassem a economia local. Uma das ações deste plano de ação previa a melhoria da gestão das infraestruturas e espaços públicos do Município, por forma a reduzir os custos operacionais e consequentemente aumentar a disponibilidade orçamental sem qualquer implicação no serviço prestado. Ao disponibilizar uma solução de gestão operacional totalmente configurável e customizável, NAVIA apresentou-se como a resposta ideal às exigências do plano de melhoria, razão pela qual NAVIA é hoje a solução utilizada por Sátão na gestão diária do município. 

Cantanhede, o município onde todos participam na manutenção do bem público

A partir de agora em Cantanhede, informar os serviços municipais sobre quaisquer incidentes no concelho como roturas de água na via pública, contentores de resíduos sobrelotados, problemas nos sistemas de rega de jardins ou outros, é tão imediato como tirar uma fotografia a partir do telemóvel.

No seguimento da sua política de desmaterialização e simplificação de processos, o município de Cantanhede, através da empresa municipal INOVA, disponibilizou a todos os habitantes uma aplicação móvel denominada "inova.maisproxima.pt" que permite integrar verdadeiramente os cidadãos na boa conservação da sua cidade. De uso simples e intuitivo, a aplicação permite ao utilizador fotografar, categorizar e georreferenciar problemas, reencaminhando imediatamente para o departamento responsável. Desde a abertura do processo até à sua total resolução, o cidadão é mantido informado.

A integração do cidadão com os serviços municipais é apenas uma das várias funcionalidades da app promovida pela INOVA e desenvolvida pela NAVIA™. Conheça outras, testando diretamente a aplicação em inova.maisproxima.pt.