Notícias e Media

NaviaSwitchOnChallenge no ENEG 2017.

4 dias, 4 modelos de gestão, 4 infraestruturas distintas, uma única sala de comando

A Abastem, entidade responsável pelo abastecimento de água na região da Costa Brava em Espanha; a Águas do Centro Litoral, resultado da fusão da SimLis, da Águas do Mondego e da SimRia; a INOVA, responsável pelas operações de abastecimento e saneamento água no Município de Cantanhede e a INFRAMOURA, plataforma responsável pela gestão dos espaços e serviços públicos do complexo turístico de Vilamoura, serão as entidades que irão participar no Navia Switch On Challenge, a decorrer na zona de exposição do ENEG 2017.

4 dias. 4 modelos de gestão. 4 infraestruturas distintas. Uma única sala de comandos.

Ao longo dos 4 dias do ENEG, os gestores e quadros técnicos das entidades convidadas serão desafiados a realizar a gestão real e em direto das suas infraestruturas através da sala de comandos NAVIA, sem que para isso seja realizada qualquer tipo de formatação, instalação ou configuração, numa demonstração da capacidade "plug anda play" do nosso software de gestão operacional. 


        Dia 21 - ABASTEM/CONSORCI COSTA BRAVA
        Dia 22 – AGUAS DO CENTRO LITORAL
        Dia 23 – INOVA DE CANTANHEDE
        Dia 24 – INFRAMOURA

O que é o Navia Switch On Challenge? 

O Navia Switch On Challenge é simultaneamente um desafio à capacidade plug and play das soluções NAVIA e uma demonstração da sua universalidade e mobilidade. De grande compatibilidade e facilidade de integração, as soluções de gestão operacional NAVIA permitem desde o primeiro instante recolher e integrar dados e registos de outros equipamentos e softwares, acelerando a sua implementação. A facilidade de instalação e arranque é ainda sublinhada pelo facto de se tratar de uma solução "cloud", a qual diminui os requisitos quer ao nível do software, quer ao nível do hardware, atribuindo-lhe por outro lado grande mobilidade. Switch On to Navia.

Navia marca presença no ENEG 2017 para discutir inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Navia marca presença no ENEG 2017 com a segunda edição do NaviaSwitchOnChallenge e um quadro de palestras dedicadas à inovação na gestão operacional e à tecnologia como alavanca para a sustentabilidade. Na zona de exibições do ENEG estará presente o NaviaSwitcOnChallenge, um desafio para testar a capacidade plug and play das soluções Navia, onde será possível assistir à gestão real e em direto de 4 sistemas de gestão de água distintos, através de uma única sala de comandos.
O caso prático da ABASTEM, sistema de abastecimento de água do Consórcio da Costa Brava que inclui 28 municípios daquela região, será a primeira das quatro palestras previstas, tendo esta por destaque a Integração da manutenção, operação e controlo de qualidade num único software. A gestão operacional de infraestruturas de águas em municípios de baixa densidade populacional e grande dispersão geográfica é o segundo tema do quadro de palestras Navia que contará com o testemunho do Presidente do Município de Sátão e do seu Chefe de Divisão de Águas e Ambiente. Os casos práticos da Tratave e das Águas do Centro Litoral encerram o quadro de palestras Navia onde estarão em análise os ganhos obtidos pela Tratave nos últimos 15 anos em termos de recursos e impacto ambiental e o processo de integração de quatro modelos distintos de gestão operacional numa única solução funcional: a fusão da SimLis, da Águas do Mondego e da SimRia nas Águas do Centro Litoral.

Aguardamos a sua visita. Até lá fique a par de tudo o que há para ver e conhecer no ENEG 2017 em  www.eneg2017.apda.pt

Eficiência e sustentabilidade numa grande rede urbana de água e saneamento

Com a dimensão desta missão e a responsabilidade de ser uma entidade de interesse publico, há muito que os Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas se preocupam com a sua sustentabilidade económica, ambiental e social, surgindo, neste enquadramento, a necessidade de optimizar o seu modelo de gestão operacional.

Após uma avaliação de diferentes opções tecnológicas, optaram pela plataforma colaborativa de gestão operacional NAVIA, ferramenta que está a ser utilizada de forma transversal por toda a empresa com o objetivo de otimizar a sua atividade e de implementar um modelo de gestão baseado no conhecimento.

Como eficiência e sustentabilidade são claros objetivos da empresa, realça-se o suporte que o NAVIA dá às atividades de deteção e reparação de fugas, de gestão de energia, de monitorização das infraestruturas e de controlo de qualidade.
Tudo on-line, em tempo real e sem papel.

Na Catalunha há um município que se destaca na gestão operacional.

Desde o inicio de  2017 que o software NAVIA está a ser utilizado na operação e na manutenção dos sistemas públicos de abastecimento e saneamento do município de Manresa, realizando a monitorização em tempo real do desempenho dos equipamentos, o desenvolvimento das tarefas no terreno e o nível de utilização dos recursos.

Ao integrar toda a operação numa única plataforma de gestão, a empresa municipal Aigües de Manresa, pretende aumentar os níveis de eficiência do processo, otimizando os custos operacionais e eliminando as redundâncias e sub-rendimentos existentes.  A monitorização e a análise sistemática de toda a operação permitirá a prevenção e a antecipação de eventuais ocorrências, sobretudo ao nível da manutenção da rede de distribuição de água e de recolha de águas residuais, o que resultará na diminuição de perdas de água e de gastos em tratamento desnecessários, um dos principais problemas de estruturas deste tipo de dimensão e dispersão.

Ver artigo ambiente magazine

Plataforma Tecnológica para o Ciclo Urbano da Água

Na Águas do Porto E.M., a inovação é uma prioridade. No contexto da implementação de uma Plataforma Tecnológica integrada, o NAVIA potenciará a eficiência e economia assim como índices de qualidade mais elevados e maior fiabilidade e resiliência.

A Plataforma Tecnológica para o Ciclo Urbano da Água consiste num sistema de monitorização e controlo de todas as etapas do ciclo urbano da água no Município do Porto (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais, drenagem de águas pluviais, ribeiras e praias), com informação remota e em tempo real.

Toda a informação será recolhida e sistematizada de forma a antecipar episódios de poluição e inundação através de modelação numérica e implementado um sistema de controlo remoto e informação ao público.

Faz sentido para as localidades de pequena dimensão apostar em softwares de gestão de cidades?

À semelhança de grande parte das localidades do interior do país, o Município de Sátão é afetado por uma demografia envelhecida, agravada pela dificuldade de fixar novos residentes na região.Para combater a adversidade, o Município iniciou um plano de ação que visava implementar um conjunto de melhorias que beneficiassem diretamente os índices de qualidade de vida da região e simultaneamente dinamizassem a economia local. Uma das ações deste plano de ação previa a melhoria da gestão das infraestruturas e espaços públicos do Município, por forma a reduzir os custos operacionais e consequentemente aumentar a disponibilidade orçamental sem qualquer implicação no serviço prestado. Ao disponibilizar uma solução de gestão operacional totalmente configurável e customizável, NAVIA apresentou-se como a resposta ideal às exigências do plano de melhoria, razão pela qual NAVIA é hoje a solução utilizada por Sátão na gestão diária do município. 

O mundo discute água, inovação e tecnologia na Porto Water Innovation Week.

De 24 a 30 de setembro, no Centro de Congressos da Alfândega no Porto, decisores e representantes internacionais do sector, líderes políticos e entidades reguladoras, técnicos e profissionais, investigadores e empresas, especialistas e investidores, de todo o mundo, irão debater tecnologia, inovação e água, num esforço conjunto, que procurará responder às principais questões do setor no atual contexto europeu. O evento é uma iniciativa da Comissão Europeia e organiza-se em quatro grandes iniciativas: a EIP Water Conference 2017, a Mayors & Water Conference 2017, o Water Innovation Lab (WIL) Europe Porto 2017 e a Water & People. À exceção do Wil Europe Porto, das Visitas Técnicas e do Innovation Dinner, todas as iniciativas são gratuitas, ainda que de inscrição obrigatória.

NAVIA é patrocinador oficial do evento, contribuindo desta forma para a promoção da inovação e para disseminação da tecnologia em prol da sustentabilidade deste recurso vital.

Mais informações em: portowaterinnovationweek.eu 

NaviaSwitchOnChallenge na Porto Water Innovation Week.

Em tempo real e sem qualquer tipo de configurações, instalações ou personalizações, 4 infraestruturas distintas irão alternar numa única sala de comandos, permitindo aos presentes assistir à gestão operacional das mesmas à medida que estas acontecem. Este, é o desafio com o qual a Navia irá marcar presença na Porto Water Innovation Week, evento que decorre entre os dias 27 e 29 de setembro no Centro de Congressos da Alfândega no Porto e do qual a Navia é também patrocinador oficial.


27 Set - 11:00h - ABASTEM/CONSORCI COSTA BRAVA
O NAVIA como garantia de qualidade e eficiência no abastecimento de água a toda a região da Costa Brava, na Catalunha.

28 Set - 11:00h - INFRAQUINTA,
Muito mais que gestão da água, o NAVIA como garantia de excelência do complexo turistico premium da Quinta do Lago.

28 Set - 14:30h - EMAS DE BEJA,
O NAVIA na gestão integral do ciclo urbanoda água de toda a regiãode Beja.

29 Set - 11:00h - TRATAVE, SA
O NAVIA há 15 anos na gestão de um sistema de tratamento de águas residuais multimunicipal e pioneiro em portugal.

O NaviaSwithOnChallenge decorre durante a Porto Water InnovationWeek na sala de comando montada no stand NAVIA (stand 78).

Navia nas Tech Talks da Porto Water Innovation Week.

Durante os dias 27, 28 e 29 de Setembro, no espaço de exibição "Business Trade Show" da Porto Water Innovation Week, 3 conferências Navia dedicadas à gestão operacional e manutenção de infraestruturas, farão parte do programa oficial da EIP Water Conference 2017, que inclui ainda intervenções várias de entidades nacionais e internacionais.

Com a duração de 20 minutos cada, serão estes os temas a apresentar:

27 Set. 15:40, Sofia César: "A gestão completa de processos, infraestruturas e territórios através de uma plataforma colaborativa e totalmente móvel."

28 Set. 12:30, Natália Torres: "A gestão integrada do sistema de abastecimento da Costa Brava, Espanha - Caso de estudo"

29 Set. 11:30, Nuno Machado: "A solução direta, simples e eficiente para a gestão operacional e manutenção de infraestruturas em municípios de pequena dimensão e alta dispersão georgráfica."

Esperamos poder contar com a sua presença. Obrigado. Para aceder à restante programação das conferências aceda ao link apresentado:

Calendário Tech Talks.

Cantanhede, o município onde todos participam na manutenção do bem público

A partir de agora em Cantanhede, informar os serviços municipais sobre quaisquer incidentes no concelho como roturas de água na via pública, contentores de resíduos sobrelotados, problemas nos sistemas de rega de jardins ou outros, é tão imediato como tirar uma fotografia a partir do telemóvel.

No seguimento da sua política de desmaterialização e simplificação de processos, o município de Cantanhede, através da empresa municipal INOVA, disponibilizou a todos os habitantes uma aplicação móvel denominada "inova.maisproxima.pt" que permite integrar verdadeiramente os cidadãos na boa conservação da sua cidade. De uso simples e intuitivo, a aplicação permite ao utilizador fotografar, categorizar e georreferenciar problemas, reencaminhando imediatamente para o departamento responsável. Desde a abertura do processo até à sua total resolução, o cidadão é mantido informado.

A integração do cidadão com os serviços municipais é apenas uma das várias funcionalidades da app promovida pela INOVA e desenvolvida pela NAVIA™. Conheça outras, testando diretamente a aplicação em inova.maisproxima.pt.

NAVIA no abastecimento de água na Costa Brava.

A ABASTEM, responsável pelo abastecimento de água a 28 municípios da Costa Brava, distribuídos ao longo de mais de 200 km de costa na região da Catalunha é o mais recente sistema a adotar o NAVIA como solução para a gestão e manutenção de toda a operação.

Fisicamente, o sistema de abastecimento em alta da Costa Brava é constituído por três centros operacionais, deslocados entre si, nos quais equipas próprias operam cada infraestrutura individualmente.

É através do NAVIA que toda a operação corre numa única plataforma, onde, de forma descentralizada, as diferentes equipas partilham objetivos, responsabilidades, conhecimentos, dados e tarefas. Tudo de forma simples, transparente e em tempo real.

NAVIA software marca presença no GERA 2017

O aumento da eficiência é, na conjuntura atual, um fator absolutamente determinante no sucesso das organizações. A pressão para conseguir melhores resultados utilizando menos recursos é real e, num serviço público tão relevante como é o sector da água essa pressão é ainda maior.Cientes deste contexto, a EMAS de Beja e a própria Câmara Municipal desafiaram vários intervenientes do setor, para uma discussão ativa onde a intenção é fomentar a troca de experiências e soluções entre parceiros. Tendo com pano de fundo o aumento da eficiência, serão discutidas ao longo de dois dias questões relacionadas com a manutenção, avaliação de risco, otimização dos custos de construção, operacionalização de sistemas, proteção dos recursos hídricos e inovação entre outras.Enquanto software de gestão operacional e manutenção de infraestruturas eleito pelos maiores sistemas de abastecimento e saneamento do país, NAVIA fará o seu contributo partilhando o conhecimento e a experiência adquirida na otimização da gestão operacional.A participação é gratuita mas requer uma pré-inscrição que pode ser efetuada através o site da iniciativa (http://gera2017.emas-beja.pt/) "GERA – Gestão Eficiente das Redes de Águas" BejaParque Hotel, nos dias 18 e 19 de janeiro de 2017.

NAVIA no Smartcities World Congress Barcelona

De 15 a 17 de Novembro estaremos na SCEWC a discutir o futuro das smart cities.

A SmartCities Expo World Congress a decorrer na Fira Barcelona terá a NAVIA como um dos representantes nacionais das soluções tecnológicas associadas ao conceito de smart cities produzidas em Portugal.

O evento constitui uma oportunidade para divulgar a nossa mais recente inovação no âmbito das smartcities: a app da cidadania participativa. Uma app que permite a integração efetiva do cidadão no workflow das equipas que gerem as cidades transformando-o numa parte ativa da gestão e da preservação do bem público.

Estamos à sua espera no stand A 158.

EPAL - Implementação da plataforma informática NAVIA

A Gestão Operacional das Infraestruturas de Captação Tratamento, Adução e Distribuição de Água da EPAL, envolve a recolha e processamento de um volume considerável de informação, com origem em equipamentos de medida ou pela observação direta do funcionamento de órgãos e equipamentos afetos ao sistema de abastecimento de água.

NAVIA™ é a plataforma base de toda a operação possibilitando em qualquer altura aceder e trabalhar a informação introduzida, tanto do ponto de vista operacional, como no cumprimento dos procedimentos e objetivos operacionais estabelecidos.